sábado, 14 de agosto de 2010

Integrar mídias e práticas inovadoras na contexto escolar.

Integração de Mídias na Escola é também repensar nossas estruturas pedagógicas, curriculares, físicas e culturais, destacaria como aspectos importantes e de certa forma urgentes à formação, a postura de predisposição a mudança e a possibilidade de se trabalhar com projetos.
Quando me refiro a formação, considero fundamental que a escola enquanto estrutura essencialmente pedagógica também atue junto aos docentes nela inseridos, sabemos que a maioria destes docentes é oriunda de formações acadêmicas que não abordavam esta dimensão midiatisada, quando muito falavam em uma educação construída e reconstruída diariamente, sabemos que a grandiosidade de informações e as possibilidades de acesso a estas são algo recente, propor aos educadores espaços de formação, de troca de experiências, de relatos das duvidas e das suas incerteza, espaços de estudo mesmo, propiciar fundamentação teórica para suas futuras investidas pedagogias, certamente possibilitariam o desenvolvimento de um trabalho pedagógico integrando as mídias no contexto da escola.
Em relação a despertar e consolidar uma postura de predisposição a mudança, vejo ser este um dos aspectos mais urgentes, no texto Escola Espaço Integrador de Mídias, destacaria um parágrafo interessantíssimo “E isso não significa mudar uma única vez e sim assumir uma postura de predisposição a mudança, de compreender as demandas das novas gerações, seu modo de ser, agir, pensar e se comunicar com o uso de diferentes tecnologias e linguagens”.
È preocupante o fato de que quanto mais distante das tecnologias já presentes na escola, mais ainda ficaram em relação às novas hipermídia, as quais vale ressaltar que na maioria das vezes são novas para nós educadores, não para a grande parte de nossos alunos e alunas, vejo que certamente não é algo que se construa da noite para o dia, hoje convivemos com essa necessidade e trabalhamos no sentido de construir estratégias para sua supera-la, desconstruir, repensar e por se a caminhar em novas direções é algo que não se conseguira sozinho e esta nova postura é fundamental para podermos nos perceber como agentes desta mudança de paradigma.
E finalizando diria que à medida que nos colocamos diante desta nova freqüência uma das possibilidades mais pertinente é a proposta de trabalharmos a partir de projetos, neste contexto, segundo Maria Elisabette Brisola Brito Prado “... os alunos são sujeitos ativos da aprendizagem, procurando propor estratégias e reflexões que contemplam a autoria dos alunos e preservem a função especial da escola, que é o desenvolvimento da autonomia do ser humano, a produção de conhecimento e a construção da cidadania.” Conhecendo as possibilidades, as possíveis contribuições de cada uma das mídias disponíveis, refletindo sobre o contexto que nos cerca, sobre a realidade de nossos alunos conseguiremos concretizar um trabalho verdadeiramente integrador das mídias no contexto da escola.

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