sábado, 14 de agosto de 2010

Ambientes de busca.

Conhecer os ambientes de busca com os alunos e algo fundamental na atualidade, uma vez que a aquisição da informação não é mais o problema,a questão maior é como procurar? Onde procurar? Como selecionar as fontes de informação e principalmente o que fazer com essa informação?
Ampnto algumas construções realizadas a partir do curso de qualificação no ambiente Eproinfo cituando as diferenças entre diretóriois e maquinas de busca.

Os diretórios são mais adequados para necessidades mais especificas, pontuais, com uma abrangência mais restrita, nos diretórios os sites e pagina são selecionados e organizados hierarquicamente por categorias e subcategorias e a ordenação não segue a relevância da informação desejada em algumas situações a ordenação é feita seguindo a ordem alfabética, a triagem de sites e paginas para compor o diretório e feita por editores, havendo a intervenção humana.
Acredito que as maquinas de busca sejam mais adequadas para temas mais abrangentes uma vez que, tudo o que se refere direta ou indiretamente ao tema desejado, é apresentado ao usuário como possibilidade de pesquisa, sua triagem e realizada por robôs não havendo a intervenção humana, devido a isso esse recurso se mantém atualizado quase que em tempo real.
Quando analisamos a quantidade de informações apresentadas pelos dois ambientes de busca constatamos, que as maquinas de busca apresentam um número maior de informações que os diretórios, porém, como esses sites e paginas não passam por nenhuma triagem ou seleção não há como garantir sua veracidade e idoneidade, a menos que se conheça a credibilidade da fonte encontrada, já nos diretórios mesmo havendo um número menor de informações, sabes-se que estas passaram por uma triagem anterior a qual possibilitou sua inclusão no referido diretório.
Os dados apresentam-se mais atualizados no ambiente das maquinas de busca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário