sábado, 14 de agosto de 2010

Como é ser multiplicador de idéias.

Acredito que após terminar um curso de formação o grande desafio é aproximar a teoria construída, estudada, pesquisada à prática, e isso só é possível se nos somarmos a outros colegas no contexto escolar.

Essa tarefa não é algo fácil, nos estamos encharcados de novidades, de motivação, descontentes com o real, e quando aportamos na escola convivemos com colegas que não estão ainda nessa frequência, Como contagia-los, como mostrar-lhes que é necessária a mudança, não se trata de dar vestido novo a morena, trata-se de rever as práticas, os planejamentos as prioridades, em fim sacudir e inovar.

Destaco algumas questões para que os colegas me auxiliem nesta reflexão.

É possível inovar sozinho?

Como contagiar colegas, que ainda não estão no conflito?

Como mostrar-lhes que as mudanças são necessárias e urgentes?

Que ferramentas poderiam, se utilizadas, nos auxiliar neste processo de construção de uma educação permeada de mídias inovadoras?

5 comentários:

  1. Andrea!
    A novidade sempre demora um pouco para receber credibilidade. Por isso acredito que se a gente, que fez o curso, fizer uso das tecnologias em nosso ambiente de trabalho acabará automaticamente influenciando positivamente o grupo de profesores e alunos.
    O que temos de evitar é esquecer de usar as ferramentas após o curso encerrar.

    Um abraço para você.
    Nara

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dea!

    Não, não é possível inovar sozinho!

    A gente precisa construir projetos coletivos, se não corremos o risco de não termos tempo de realizar as pesquisas ou as produções que desejamos!

    Como em um ou dopis períodos por semana vamos fazer as construções, vamos instigar a autoria??? Acho que não dá... a saída tem que ser coletiva!

    Todo mundo sabe da necessidade e da urgência das mudanças! O que precisamos é criar espaços e tempos para essas mudanças...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi Andrea, esse é o grande desafio, mobilizar de alguma forma àqueles que estão ao nosso lado, e na maioria das vezes descontentes com as suas situações. Mas é necessário sonhar e acima de tudo acreditar nos sonhos e torná-los possíveis de ser realizados.
    Parabéns pela escolha do tema!!!
    Fernanda

    ResponderExcluir